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Actividade #1

não são representações do que se vê, mas do que se sabe

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Novembro 2011

Outubro 2011

Sexta-feira, 28 de Outubro de 2011
Actividade #1


Porque escolhi este tema?

A escolha da temática para a minha dissertação desde o inicio do mestrado que esteve muito clara. Apesar de, durante o decorrer do primeiro ano do mestrado ter ficado um pouco confusa quanto ao que iria desenvolver no ano lectivo seguinte. Após a listagem dos temas propostos pela universidade acabou por clarificar essa mesma opção pelos dispositivos moveis. Tendo a mais a valia de ser desenvolvida em contexto empresarial pois também era um dos meus objectivos.

Na temática mais especificamente prende-se pelos vários motivos, destacando-se o interesse pela área das interfaces tangíveis, pelo universo dos novos paradigmas tecnológicos tais como dispositivos moveis, visualização de informação aplicado em realidade aumentada. 

Estes interesses são simultaneamente pessoais e profissionais, pelo que a oportunidade de trabalhar num projecto em contexto empresarial que  reunisse todas ou praticamente todas as minhas áreas de interesse seria algo imperdível. 




Possíveis títulos neste momento:


Visualização de informação para dispositivos móveis em sistemas de realidade aumentada.


Como representar e visualizar informação em realidade aumentada nos dispositivos móveis.


Qual o melhor modelo de representação e visualização de informação em realidade aumentada  nos dispositivos móveis.

 



Gonna do's?

O objectivo da minha dissertação passa por investigar e compreender a forma mais adequada para representar de forma simples e de fácil compreensão para os utilizadores visualizarem informação interagindo com aplicações de realidade aumentada. Pretendendo investigar questões relacionadas com visualização de informação, interacção humano-computador particularmente em cenários de interfaces de realidade aumentada para dispositivos móveis (smartphones, tablets, Android, etc).

Fazendo um levantamento do estado da arte e das necessidades/características genéricas a nível cognitivo do utilizador, desenvolvendo ou adaptando métodos e técnicas adequadas a um cenário particular. 




Not gonna do's?

Não irei actuar no que diz respeito à implementação dos aspectos técnicos ao nível da programação.




Sugestões pertinentes/relevantes:


YDreams apresenta projecto de realidade aumentada, Público.

http://www.publico.pt/Tecnologia/ydreams-apresenta-projecto-de-realidade-aumentada_1416753


http://vimeo.com/6736883

 

Aplicação layar

http://www.layar.com/

 

As várias aplicações acrossair com realidade aumentada.

http://www.acrossair.com/

 

 


O que já se fez de relevante na minha área de investigação:


Almeida, M. (2010). Interfaces Persuasivas e Tangíveis. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologias. Departamento de Informática.


Jesus, C. (2009). Serviços móveis baseados na localização com Realidade Aumentada. Aveiro: Universidade de Aveiro. Departamento de Comunicação e Arte.


Figueiredo, C. (2011). A sensibilidade ao contexto na utilização de aplicações móveis. Aveiro: Universidade de Aveiro. Departamento de Comunicação e Arte.


Carvalho, E; Marcos, A. (0000). Visualização da Informação. Minho: Universidade do Minho. Relatório técnico - Área de computação gráfica.

 

 

 

 


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publicado por filomena-cardoso às 17:52

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